Textos


SEMENTE DA PAZ VOL. IV.


Qual o valor de um livro, qual o seu significado?

Venho á seção de livros de nossa Revista Eletrônica Plena Idade, trazer aos nossos leitores a Antologia Sementes da Paz vol. IV, organizado pela educadora e ativista cultural Jane Rossi, de Guarulhos, SP, que incentiva os alunos da E.E. Odete Fernandes P. Silva a elaborar textos a partir de temas propostos e discutidos em sala de aula, pela Futurama Editora.
Sementes da Paz é um projeto de incentivo a escrita, empreendido com os alunos do ensino médio, na cidade de Guarulhos, nele os alunos são estimulados a pensar sobre temas diversos, atuais, e a partir de sua reflexão a participarem de um livro onde seus trabalhos ecoem ainda mais... Semente da Paz é um projeto que dá ouvido ao que seus jovens escritores têm a dizer, pois voz todos eles possuem, faltava apenas quem os ouvissem com mais atenção.
Sementes da Paz vol. IV trás em seu bojo trabalhos escolhidos de alunos do ensino médio, abordando o tema da paz!
Tema importante que de toda forma está inserido em seu cotidiano, de uma forma boa e de uma forma má... Mas como distingui-las?
Apenas através da reflexão, da troca de idéias, da disseminação do pensamento, que ecoando, achará em seu caminho possíveis respostas para os dilemas presentes na vida destes jovens escritores... Destas jovens Sementes da Paz!
Semente da Paz é um projeto colaborativo de várias mãos, Jane Rossi como coordenadora, os alunos como escritores principais, e padrinhos... Neste volume estão apadrinhados por vários escritores e poetas presentes na cena literária brasileira, sobre tudo paulista!
Este projeto vem também referendado pela secretaria de educação de Guarulhos.
O valor desta obra reside no fato de que não cabe a uma só pessoa ou entidade a responsabilidade do projeto, é comunitário, é participativo, e o seu significado é o de dar ouvidos àqueles que embora tenham voz, necessitavam de melhor audiência!
E o fato de que pareça um projeto “regional”, é um engano, pois as jovens sementes escolhidas para compor as páginas deste vol. IV da Antologia Semente da Paz, muito bem podem representar todas as nossas crianças, os nossos jovens, e mais, podem ser referência e estimulo a outros na busca da reflexão, e na explanação do que lhes cala fundo na alma e no coração!
No mais, o valor e o significado de um livro, de uma obra só o tempo pode aquilatar...
Fica aqui a indicação da Antologia Semente da Paz vol. IV, pelo que é, e pelo que representa, mas, sobretudo pelo que pode significar, senão para todos os participantes do projeto, para alguns deles, senão para alguns dos leitores da obra, no presente e no futuro! Sim, no futuro, pois projetos desta envergadura e importância têm muito que durar!
Semente da Paz já está em sua quarta edição impressa, denotando a relevância de que está revestido, e embora tenha sido criado pela educadora e ativista cultural Jane Rossi, e apoiado pela secretaria de cultura de Guarulhos, e por diversos escritores, é um projeto de todos nós, sociedade, ainda mais quando lutamos pelo melhor para os nossos filhos...
Semente da Paz tem futuro!
Semente da Paz é o futuro!
É por estes motivos que em minha primeira colaboração para a seção de livros de nossa Revista Eletrônica Plena Idade, decidi sem nenhuma dúvida, começar pelo começo, pela construção da base em que deve ser erguido o nosso por vir!
Semente da Paz acima de tudo é trabalhar a esperança!

Edvaldo Rosa
www.sacpaixao.net
11/09/2015
 
Edvaldo Rosa
Enviado por Edvaldo Rosa em 04/10/2015
Alterado em 04/10/2015
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Edvaldo Rosa www.sacpaixao.net) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Shandi-lee/flickr