Textos


A arte de Ed Ribeiro!
 
Olho a parede nua e crua a minha direita e já imagino nela uma obra de Ed Ribeiro, já escolhida e encomendada, aguardada por mim com certa ansiedade!
No espaço vago de meu lar, habitará as cores espargidas pelo pintor que monopolizou o meu olhar com os movimentos, a intensidade, trazidos á luz sem o uso de pincéis...
Ele, Ed Ribeiro chama a técnica de derramamento de tinta, já eu de arte pura!
As telas de Ed Ribeiro trazem consigo um encantamento, um que de etéreo, de sonho, de magia!
É verdade que seus temas calam fundo em meu coração, dialogando com a minha sensibilidade, intimamente...
É verdade que muitos podem até não se afeiçoar com parte da temática deste pintor baiano, que tem ateliê na Bahia, num aprazível sitio rodeado de natureza!
Mas, Ed Ribeiro, espelha em suas telas a natureza e coisas em formas inteligíveis á sensibilidade do público em geral,posto que ora são mais concretas, ora apresentam-se abstratas!
Vão ao encontro da sensibilidade de seu público, que está espalhado pelo mundo afora! Ed Ribeiro é brasileiro, mas a sua arte não sofre nenhuma limitação geográfica...
Pois a essência que se mostra em suas telas, principalmente naquelas que não são “coisas”, e até mesmo estas, é por fim planetária, e é universal... Pois falam suas telas, com suas cores, seus movimentos de forças que nos movem desde sempre e que nos moverão por todo o sempre.
Mudam-se os tempos, mudam-se as denominações das coisas e dos sentires, mas tem coisas que permanecem sempre as mesmas, e Ed Ribeiro, com suas telas nos dá ciência deste fato.
Dentro da constituição da raça humana poderíamos enumerar um sem número de elementos, uns que poderiam nos diferenciar, outros que nos irmanariam um pouco mais...
Ed Ribeiro é o porta voz de forças primordiais que perfazem a nossa constituição enquanto coisas, mas que nos elevam a categoria de seres com uma propensão ás esferas celestiais!
Não seria um erro pensarmos que parte da pintura de Ed Ribeiro está circunscrita apenas a temas afros, e que diga respeito apenas aos adeptos desta corrente de pensamento e de sentir o mundo?
As mesmas leis naturais que tem sua personificação nas telas de Ed Ribeiro, não atuam em todo o mundo? Em todo o universo?
No caso de conseguirmos retirar de nosso pensamento pendores filosóficos e religiosos, o que sobraria?
Penso que ficaríamos á procura do sagrado, da essência das coisas e de nós mesmos... Ed Ribeiro traz em suas telas essa essência, fruto de seu trabalho, de sua observância do que lhe rodeia, e que lhe faz bem!
É corrente que foi dado ao homem o direito de discriminar as coisas e os seres, conforme a sua própria sensibilidade, o que ao meu ver dá o tom do mundo; o mundo é o que queremos que ele seja...
Ed Ribeiro com suas telas com cores derramadas, faz a mesma discriminação, pois dá forma ao que a sua sensibilidade capta.
É o que encanta a quem deita olhos nas telas deste artista!
E a mim o encantamento que me proporciona Ed Ribeiro, é o de me aproximar do que me constitui: O universo das forças naturais! – E eu estou nelas, e elas em mim!
 
Edvaldo Rosa
Poeta e Escritor
 
Edvaldo Rosa
Enviado por Edvaldo Rosa em 16/12/2013
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Edvaldo Rosa www.sacpaixao.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Shandi-lee/flickr